Como Participar?


O público-alvo são fotógrafos amadores e/ou profissionais, radicados no Brasil, sem limite de idade. A participação no presente concurso caracteriza por si a aceitação por parte dos participantes de todos os termos e condições mostradas neste tópico. As obras fotográficas não estarão sujeitas a qualquer tipo de critério, tema, assunto ou técnica adotada, sendo garantida ao autor a ampla liberdade de criação nos limites das determinações previstas neste regulamento. Ajustes digitais serão permitidos, como alteração de brilho, contraste, densidade, gama entre outros. Manipulações digitais complexas podem também ser apresentadas, mas ficará a critério do Júri Técnico a aceitação ou não da manipulação na imagem. A produção do evento se reserva ao direito de recusar fotos que contenham imagens obscenas e/ou pornográficas, que façam apologia à pedofilia, ao crime, ao uso e defesa de drogas, ao racismo, ao nazi-facismo e qualquer forma de discriminação étnica, sexual ou religiosa, difamação, ofensa ou calúnia, enfim, tudo aquilo que contrarie à legislação vigente. As decisões da produção do evento serão soberanas e irrecorríveis.

AS CATEGORIAS:

As fotografias concorrerão em três categorias: Imagem em cores; Imagem em P/B e Imagem Natureza. As categorias serão julgadas separadamente e a categoria Imagem Natureza poderá ter trabalhos em cores e em PB.

DAS INSCRIÇÕES:
As inscrições deverão ser feitas via on-line em site específico a partir de 1º de maio até 15 de agosto de 2013. Cada fotógrafo poderá inscrever até três (03) trabalhos em cada uma das categorias. Ao taxa de inscrição será de R$ 10 reais por trabalho inscrito dentro dos seguintes critérios: 
1. Inscrições somente via on line, através de envio de e-mail. 
2. Os trabalhos inscritos devem ser enviados individualmente no formato JPG, formato 20cm (lado menor) x 25cm (lado maior), em resolução de 300 DPI, para o e-mail salaofotografias@gmail
3. Cada e-mail contendo o arquivo enviado deverá também conter o nome do autor, câmera usada e título do trabalho.
4. As taxas referentes às inscrições devem ser depositadas na Caixa Federal, banco 104, agência 0342, operação 003, conta corrente 467-1, em favor de Ronei Cezar Brabo Salto ME. Em caso de transferência eletrônica, o CNPJ é 72.958.168/0001-15. O recibo de deposito deve ser escaneado em enviado via e-mail juntamente com os trabalhos inscritos, com a devida identificação.
5. Todo autor ao inscrever sua obra para participar do 1º Salto Digital de Fotografias Hércules Florence, assume, particular, pessoal e exclusivamente, toda e qualquer responsabilidade, civil e/ou criminal, relacionada com pessoas, animais e/ou objetos retratados nessa obra, decorrentes da concepção, criação ou divulgação da imagem inscrita, excluindo de tais responsabilidades a Circuito Policultural, seus diretores, seus patrocinadores e qualquer órgão de imprensa ou de divulgação vinculados à promoção do evento. 
6. Os arquivos relativos aos trabalhos não aceitos serão deletados após a seleção. Os trabalhos aceitos serão ampliados no formato 40cm lado menor x 50cm lado maior em papel especial e preparados para a exposição.  

DOS DIREITOS AUTORAIS:
O fotógrafo deve ser o legítimo autor de cada imagem enviada, não violando os direitos de outra pessoa e ainda ser proprietário dos direitos patrimoniais e autorais das imagens que participam do 1º Salto Digital de Fotografias - Hercules Florence. O fotógrafo, ao ter uma de suas obras aceitas, concede aos organizadores uma licença não exclusiva e irrevogável para reproduzir, publicar e comunicar ao  público  sua  imagem  em  qualquer meio e mídia em relação à exposição, durante 30 dias anteriores e posteriores ao evento, restrito ao seguinte contexto: 
1.) Julgamento dos trabalhos;
2.) Exibição no Salão de Fotografia;
3.) Inclusão em catálogo do evento;
4.) Notícias veiculadas pela imprensa e;
5.) Divulgação dos próximos salões. 
As imagens aceitas no 1º Salto Digital de Fotografias - Hercules Florence, serão ampliadas e expostas. Após isso, passam a fazer parte do acervo do Museu Cidade de Salto - Etore Libelaresso, mas não poderão ser publicadas e/ou cedidas para fins comerciais, apenas servir de base para pesquisas e/ou serem exibidas periodicamente em exposições públicas e/ou em atividades culturais promovidas pelo museu, sempre salvaguardado o nome da obra e seu autor. As imagens não aceitas não poderão em nenhuma hipótese serem divulgadas.

DA SELEÇÃO:
Serão selecionadas para o 1º Salto Digital de Fotografias - Hercules Florence, 20 obras em cada categoria, por um Juri Técnico formado por três (03) fotógrafos de renome nacional com amplos conhecimentos da fotografia nacional e internacional, escolhidos criteriosamente pela Circuito Policultural e com indicação da Secretaria de Estado da Cultura e do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. A seleção acontece em 14 de setembro de 2013, no Auditório Paulo Freire, com os organizadores, o Juri Técnico e alguns convidados observadores que garantirão a seriedade da avaliação e escolha.

Dos trabalhos selecionados, serão premiados:
1º lugar
Para o trabalho com a maior pontuação no julgamento de sua categoria: Medalha Hércules Florence / Ouro;
2º lugar
Para o trabalho com a maior pontuação abaixo ao 1º lugar, na sua categoria:
Medalha Hércules Florence / Prata;
3º lugar
Para o trabalho com a maior pontuação abaixo ao 2º lugar, na sua categoria:
Medalha Hércules Florence / Bronze.
As obras classificadas da 4ª à 20ª receberão certificados de Menção Honrosa concedidos pela Circuito Policultural. 

Entre as fotos aceitas em todas as categorias, será escolhido o melhor trabalho do salão, cujo autor será agraciado com o Prêmio Alcides Basso - fundador e 1º presidente do Hercules Florence Foto Clube - e mais um incentivo de R$ 2 mil reais

As fotografias serão avaliadas somente pela imagem. O Juri Técnico não terá conhecimento da autoria da obra e/ou do título dado a ela pelo autor. O julgamento acontece no Auditório Paulo Freire. As fotografias serão apresentadas dentro de cada uma categoria em uma TV digital LED, de 40 polegadas. Após uma leitura de todas as obras inscritas, começa-se a exclusão até que permaneça as 20 fotografias classificadas em cada categoria. A partir destas, serão escolhidas as três melhores em cada categoria, que receberão os prêmios definidos. Dentre as melhores, uma será indicada para o Prêmio Alcides Basso.